Mais um dia 08 de março…
Nesta data, em virtude de um episódio nefasto da história humana, comemora-se o dia internacional da mulher. No entanto, também nos demais 364 dias do ano é preciso manter latente a preocupação com o respeito à condição feminina.
Com a recente pesquisa realizada pela ANAUNI com Advogados e Advogadas da União, que culminou com a apresentação do Diagnóstico Epidemiológico de Saúde Mental & Qualidade de Vida e Trabalho dos Advogados da União, foi revelado que 19,31% das Advogadas da União que participaram da pesquisa afirmam terem sofrido experiências de significativo constrangimento, intimidação ou ameaça por questões ligadas aos constituintes identitários (gênero, cor, classe social, crença religiosa e/ou posição política) frente o percentual de 8,30% entre os Advogados da União. Aliás, a referida pesquisa também retrata o rol extenso de situações constrangedoras e discriminatórias a que são submetidas as Advogadas da União.
Com isso, especialmente na semana em que se comemora os 30 anos da Advocacia-Geral da União, é preciso almejar e construir diuturnamente um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo para que todas as Advogadas da União possam, em plenitude, florescer pessoal e profissionalmente.
Parabéns a todas as mulheres!
Dalvani Vieira Jank
Flávia Batista
Katarine Guimarães
Quésia Neiva
Priscila de Oliveira