(61) 3344-4386 [email protected]

A solidariedade, além de necessária, é o que nos une em momentos de crise. O cuidado com o próximo é um dos principais sentimentos que devemos nutrir em tempos como esse, sem julgamentos ou preconceitos. E é assim que o Projeto Belchior Solidarius age.

A ação visa distribuir alimentos, materiais de higiene e roupas para moradores de rua e pessoas em situações de vulnerabilidade social. Esse projeto nasceu com o professor Bruno Blanco Arámburu, que todos os dias, junto com cerca de 40 pessoas, distribui sanduíches, bolos e sabonetes pela cidade de Caxias do Sul. Atualmente a rede amigos que forma o projeto, já chegou a seis cidades brasileiras: Caxias do Sul, Uruguaiana, Porto Alegre, Curitiba, Aracaju e Goiânia. Só em Caxias do Sul são atendidos 100 moradores de rua por dia. Segundo Bruno, a iniciativa conta com o apoio e a organização de muitas pessoas nas diferentes cidades, e tem como patrono o ator Matheus Nachtergaele.

“Em um momento como o atual, em que houve um aumento visível das pessoas em situação de rua, bem como a diminuição de material disponível para reciclagem, a existência de um movimento como o Belchior Solidarius é importantíssima. Trata-se do encontro de pessoas, que, muitas vezes, não se conhecem pessoalmente para auxiliar o próximo da forma que conseguem. Alguns doam dinheiro e mantimentos, outros elaboram as refeições e há o grupo das entregas. Tenho certeza de que todos os colegas estão auxiliando outras pessoas de alguma forma, mas, ainda assim, convido-os a participar do nosso grupo”, informa Darlan de Carvalho Júnior, Advogado da União e Delegado Titular do Rio Grande do Sul.

Os interessados em contribuir podem acessar o perfil do Instagram @belchior_solidarius ou ainda entrarem contato por telefone no número (54) 99125-8322 para mais informações. É importante que as doações sejam feitas para os coordenadores das respectivas cidades. Além disso, quem quiser apoiar também pode adquirir os dois livros de autoria de Bruno: “Tem seda? e Cabaré”. O valor integral de toda a renda arrecadada com a venda dos exemplares é repassado para o projeto. O custo é de R$ 100, com as taxas de envio já inclusas para todo o Brasil.

SAIBA MAIS – ANAUNI E VOCÊ: CONECTADOS PELO BEM: Há diversas formas de contribuir para sociedade. Vale qualquer ajuda para quem precisa: doações de sangue, cestas básicas e auxílio financeiro são algumas das medidas que podemos tomar para auxiliar o próximo. Dentro deste contexto, a ANAUNI durante os próximos dias irá divulgar algumas instituições e grupos de voluntários, selecionados com a colaboração dos seus Delegados, que estão fazendo a diferença nesse momento, amparando os mais vulneráveis atingidos pela pandemia de COVID-19. Além da divulgação, a Associação também ajudará cada uma financeiramente. Assim, a corrente do bem só aumenta e fortalece a entrega de mais doações.