(61) 3344-4386 [email protected]

Nesta quarta-feira (19), a Escola da AGU realizou, por meio do seu canal no YouTube, o Seminário “Direitos da Pessoa com Deficiência”.

O evento, que foi aberto ao público, tratou sobre os temas: Administração Pública e a Lei Brasileira de Inclusão; A Proteção Constitucional da Pessoa com Deficiência; Capacidade Civil e Educação Inclusiva; Art. 12 da Convenção de Nova York no Direito Brasileiro, entre outros.

O Advogado da União e Associado da ANAUNI, Gabriel Carneiro de Lima, falou sobre a inclusão das pessoas com deficiência no serviço público. “O Projeto Escola em Casa, idealizado pelo Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União, Danilo Barbosa de Santanna, está sendo de primordial importância nesse período de isolamento social, pois proporciona aos membros da instituição uma qualificação constante dos mais variados temas do Direito. O evento de hoje teve relevância fundamental, pois foi o primeiro evento da Escola da AGU transmitido online com a tradução simultânea em libras. Além disso, demonstra a preocupação da instituição com um tema bastante caro para a sociedade, além de ser muito atual nas discussões. Isso demonstra cada vez mais a importância da Escola da AGU para a qualificação não só de seus membros, como também para o público externo, contribuindo de forma significativa para o mundo jurídico”, declarou Gabriel.

Para o mediador do seminário, o Advogado da União Marco Aurélio Peixoto, Diretor da Escola da AGU na 5ª Região, a Escola tem se preocupado com diversas temáticas que promovem a inclusão social. “Há cerca de um mês fizemos uma live sobre a representatividade racial no serviço público com a Advogada da União Kizzy Colares, representante suplente da carreira no CSAGU. Normalmente os temas mais debatidos são Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Tributário, então estamos trazendo novas temáticas, por vezes esquecidas, como representatividade da mulher e a igualdade racial. Para nós, é emblemático ter um colega que pôde expor de maneira tão brilhante sobre o tema, como foi o caso hoje do Gabriel Lima, que é querido e respeitado por todos”.

A Diretoria da ANAUNI parabeniza a iniciativa da Escola da AGU por essa visão diferenciada com foco nas questões sociais, além das causas jurídicas.