(61) 3344-4386 [email protected]

Na noite desta quinta-feira (15), a ANAUNI – Associação Nacional dos Advogados da União realizou a LIVE ENAU: XXI Encontro Nacional dos Advogados da União. Pelo canal da associação no YouTube (clique aqui) os associados puderam assistir a palestra com o respeitado historiador, articulista, professor e também cronista Leandro Karnal, o show de humor com a Cia. de Comédia G7 e com a Banda Casa 20, e ainda participaram de sorteio de brindes, favorecidos em parceria com o ASAClub.

A Presidente da ANAUNI Márcia David, juntamente com o Diretor Administrativo Caio Alexandre Wolff foram os anfitriões da noite. Ao iniciar a live, em seu discurso, Márcia destacou o formato inovador do evento deste ano. “Não foi possível realizar o nosso encontro anual no formato original, o cancelamento estava fora de cogitação, portanto optamos por ser virtual devido às grandes mudanças sociais em 2020. A ideia da Live ENAU é de confraternização. Sem esquecer os temas que seriam debatidas em AGO, como por exemplo a desterritorialização da representação judicial da União e o processo eleitoral da associação, este ano faremos uma AGE na área restrita do nosso site para colher a opinião dos associados sobre os temas que não podem esperar”.

VÍDEOS – A LIVE ENAU também teve participações virtuais importantes: o Advogado-Geral da União, José Levi Mello; o Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, André Mendonça, o Procurador-Geral da União, Vinícius Torquetti; a Secretária-Geral de Contencioso, Izabel Vinchon; o Consultor-Geral da União, Arthur Cerqueira Valério e o Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União, Danilo Barbosa de Sant’Anna enviaram mensagens especialmente gravadas, que foram reproduzidas durante o evento.

PALESTRA – Com o tema “Interação em Tempos de Distanciamento”, o professor Leandro Karnal tratou na palestra virtual sobre as mudanças em relação ao equilíbrio “trabalho, tempo e vida”. “O primeiro desafio desse novo mundo é que as coisas se aceleraram, as três crises: epidemiológica, política e a econômica fizeram com que a gente perdesse um pouco a habilidade de aprender coisas. É um mundo incerto, volátil, complexo e ambíguo. Eu não tenho mais tempo para me adaptar, eu não conserto mais as coisas. Nós não consertamos mais relações. Estragou, separa; quebrou, joga fora. E a epidemia acelerou tudo isso. E essa aceleração atinge também as relações pessoais”. Karnal destacou a questão da produtividade e tempo: “o tempo uma vez perdido está definitivamente perdido. Ninguém mata o tempo, o tempo que te mata. Se eu tenho tempo, não quer dizer ficar insistentemente trabalhando mais; é saber distribuir o tempo de forma estratégica: quando for dormir, durma; quando for comer, coma; quando for trabalhar, estudar, faça”. Para o professor, temos que adquirir o controle de nossas ações e criar bons hábitos: “ você é um ser livre com livre arbítrio. Então se você quiser acordar em tal hora você vai acordar. Você pode estabelecer limite de tudo, inclusive os limites entre o pessoal e o profissional. Estabeleça o tempo que irá dedicar as coisas, as suas prioridades. A minha recomendação é: a vida é muito curta, a vida é muito rápida. Tenha relações efetivas com as pessoas, seja um bom profissional, olhe no olho, diga o quanto elas são importantes, leia diariamente, informe-se, relaxa, faça tudo para que isso seja efetivo e que a vida valha a pena”.

Ao final da live Caio Wolff agradeceu todos que acompanharam o evento: “agradeço aos que estiveram online esse tempo todo conosco e participaram via chat ou pelo nosso grupo de telemensagem. O espírito do ENAU é isso: construir memórias afetivas. Uma carreira, uma Instituição que está indo para o mundo virtual, precisa ter lembranças sólidas. Essas lembranças afetivas forjam o nosso sentido de unidade, nosso o círculo de confiança. Todos nós estamos preocupados querendo descobrir como será o futuro, mas continuamos na luta pela construção de uma carreira forte. Nós temos que ser protagonistas do nosso destino”.

No encerramento, Márcia David, falou emocionada sobre o final de sua gestão: “talvez esta seja a última vez que eu me dirijo a um grupo significativo de Associados na condição de Presidente da ANAUNI. Eu queria dizer que foram quatro anos muito intensos. Para mim é uma imensa realização poder representar os colegas, falar em nome dos Advogados da União em todos os foros que eu participei, seja no Judiciário, no Legislativo ou perante a Advocacia-Geral da União. Desde que eu entrei na carreira eu quis ser Presidente da ANAUNI, portanto, esta foi a missão mais importante que eu exerci e acredito que eu vá exercer como Advogada da União. Eu agradeço o apoio dos colegas, agradeço as críticas, agradeço a nossa diretoria, agradeço a atual gestão da AGU, que sempre nos recebe com muito respeito. Respeito este que conquistamos ao longo dos quase 25 anos de Associação”. A Presidente ainda deixou uma mensagem especial: “todos nós enfrentamos alguma dificuldade, algum enfrentamento diferente, e é mais fácil ou mais difícil de acordo com a forma que a gente lida, de acordo com as pessoas que estão conosco nos apoiando, e sonhando junto. Então, eu agradeço as minhas duas diretorias e a todos os Associados. Eu não imaginava que este ia ser um evento de tanto sucesso, com tantas pessoas participando. É exatamente isso que faz a diferença, e é por isso que somos diferentes! É por isso que a ANAUNI é diferente! É por causa do associado que está participando e porque tudo que fazemos é com muito amor, porque nos importamos! Muito obrigada. Até o próximo ENAU!”

. Para assistir a live completa: clique aqui
. Acesse a galeria de fotos dos bastidores no Facebook: clique aqui. Acesse a galeria no site: clique aqui.