A Associação Nacional dos Advogados da União manifesta seu apoio à indicação da professora e advogada Melina Girardi Fachin que concorre ao cargo de secretária executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Melina Girardi Fachin possui experiência pessoal e profissional em projetos transformadores de direitos humanos. É autora de diversos trabalhos, inclusive na área da defesa dos direitos da mulher, tendo recentemente coordenado uma coletânea sobre constitucionalismo feminista, já em seu segundo volume. Professora adjunta e chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, coordena o CCONS – Centro de Estudos Constitucionais e NESIDH – Centro de Pesquisas em Sistemas de Direitos Humanos, ambos da UFPR.
Em sua atuação como advogada, tem ação de destaque em questões relacionadas aos direitos humanos, inclusive perante órgãos judiciais e diversos tribunais. Atualmente é membro titular da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil e de várias outras voltadas à proteção dos direitos humanos e vulnerabilidades. “Minha candidatura se sustenta na trajetória acadêmica e profissional que tracei até aqui, marcada com sentido e fim voltados à proteção dos direitos humanos”, declara.
Perante sua trajetória profissional, com qualificação e experiência para ocupar o cargo, a ANAUNI tem plena segurança em endossar sua indicação para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.