Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Advocacia-Geral da União promove uma série de eventos para marcar o Mês da Mulher. A programação envolve a realização de palestras, lives, painéis e notícias.
Veja abaixo a matéria intitulada “Mulheres que inspiram as mulheres da AGU: confira a segunda reportagem da série”, que conta com a participação da Diretora Social da ANAUNI, Márcia David; da Diretora Social Adjunta, Lisiane Ferrazzo, e das associadas Izabel Vinchon, Secretária-Geral de Contencioso, e Karoline Busatto, Subprocuradora-Geral da União.
HOMENAGEM
Mulheres que inspiram as mulheres da AGU: confira a segunda reportagem da série
Mês da Mulher é marcado na AGU pela realização de diversos eventos
Segundo dados da Secretaria-Geral de Administração da AGU, dos 9.632 membros e servidores da instituição atualmente, 4.277 são mulheres, o que representa 44,4% da força de trabalho. Elas estão presentes nos mais diversos cargos, muitas das quais ocupando posições de destaque e liderança, sendo fontes de inspiração para colegas de serviço público, amigos e familiares. E, certamente, essas mulheres também se inspiraram em muitas outras ao longo da vida. Acompanhe nossa segunda matéria sobre as mulheres que inspiram as mulheres da AGU.
Presenças inspiradoras
A Secretária-Geral de Contencioso, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade, lembra que a Advocacia-Geral da União é composta por muitas mulheres, advogadas, servidoras e colaboradoras, de diferentes carreiras, formações, origens e histórias de vida, que têm em comum a dedicação em fazer sempre o melhor trabalho, em prol do interesse público e da defesa do país. “Ao longo da minha trajetória profissional na AGU, eu tive a oportunidade de trabalhar com profissionais valorosas e competentes, cujas presenças marcantes continuam a me inspirar”, pontua.
Para Izabel Vinchon, duas mulheres advogadas e inesquecíveis são inspiração para sua jornada profissional: Gilda Maria Freire Garcia e Helia Bettero.
“Quando tomei posse na AGU, no ano de 2000, eu tive a oportunidade de trabalhar sob a orientação da Dra. Gilda Maria Freire Garcia, Procuradora-Chefe da União no Distrito Federal à época, cuja coragem e perseverança foram essenciais para que enfrentássemos os desafios – que não eram poucos – na defesa da União”, frisa. Gilda Maria Freire Garcia faleceu em abril de 2018. Ela também foi diretora da Escola da AGU.
“Já a Dra. Helia Bettero, a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral da União, inspirou não só a mim, mas também uma equipe muito grande que com ela aprendeu a importância da liderança construtiva e inspiradora, da melhoria da gestão na busca da eficiência, do trabalho em equipe e da atuação estratégica, sempre em busca de inovações que contribuíssem para o aperfeiçoamento constante da atuação da União em juízo”, conclui. Atualmente, a Advogada da União Helia Bettero está aposentada e mora no Rio de Janeiro (RJ).
Inspiração profissional
A Subprocuradora-Geral da União, Karoline Busatto, que integra a Procuradoria-Geral da União (PGU) desde 2006, conta que durante esse período muitas mulheres do órgão a inspiraram. E, como exemplo, aponta a Secretária-Geral do Contencioso, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade. “Nossa última Procuradora-Geral da União mulher que, com muita garra, ouso dizer, enfrentou um dos momentos mais delicados da PGU”, salienta.
Para Karoline Busatto, a Advogada da União e amiga Márcia Bezerra David também é um modelo inspirador. “Primeira mulher presidente da nossa associação (área onde certamente as mulheres têm que angariar maior espaço), com quem dividi momentos importantes de nossa carreira. Parte deles, até hoje, nos oportunizam boas lembranças e risadas”, lembra.
Segundo Karoline, questões pessoais e profissionais em algum momento se cruzam. E, nesse contexto, como mulher inspiradora ela também indica a colega e Advogada da União Lisiane Ferrazzo Ribeiro. “Lisiane certamente é responsável por muito do que sei, por minha visão institucional, e foi essencial em momentos importantes de minha vida”, rememora. “São certamente três grandes mulheres de nossa instituição”, finaliza.
“Todos por Elas”
Durante o mês de março, a Advocacia-Geral da União (AGU) promove uma série de eventos para marcar o Mês da Mulher. A programação envolve a realização de palestras, lives e painéis que abordam temas como a presença da mulher em cargos públicos de direção, desequilíbrios de gênero no sistema de Justiça, políticas públicas voltadas para as mulheres, machismo estrutural e institucional, empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros.
Uma das ações é a campanha solidária “Todos por Elas”, iniciativa inédita que tem o objetivo de arrecadar produtos de higiene e beleza para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A campanha conta com a parceria do Pátria Voluntária, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado do governo federal.
Os produtos arrecadados irão compor kits que serão distribuídos a instituições que fazem o acolhimento dessas meninas e mulheres. As doações podem ser feitas exclusivamente através do site do Pátria Voluntária.
*Para ler a matéria no site do Governo Federal, clique aqui.