No dia 20 de julho, o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, integrado por ANAUNI, ANAJUR e SINPROFAZ, divulgou a conclusão da 1ª etapa do processo formação da Lista Sêxtupla de indicação de nomes para ocupar o cargo de Advogado-Geral da União.
Deste modo, ao longo dos próximos dias, a ANAUNI publicará os currículos de todos os 10 Advogados da União finalistas nesta primeira fase, de modo a auxiliar tanto seus associados quanto a própria sociedade brasileira a conhecerem melhor àqueles que a carreira considerou aptos à missão de liderar a instituição AGU.
Na próxima etapa que será realizada de 23 a 26 de julho, os mais votados da primeira fase serão submetidos a nova eleição, na qual os Associados às entidades poderão indicar até três (3) nomes. Os Associados à ANAJUR e à ANAUNI votarão exclusivamente em Advogados da União, ao passo que os Filiados ao SINPROFAZ poderão votar apenas em Procuradores da Fazenda Nacional.
O processo eleitoral continuará sendo realizado por meio do site: www.listatripliceagu.com.br.
*Confira o Edital de Convocação e tire suas dúvidas: clique aqui.
___________________________________
CONHEÇA O ADVOGADO DA UNIÃO TERCIO ISSAMI TOKANO
Graduado em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2004.
Especialista em direito civil e processual civil (UEL) e em direito público com ênfase em direito administrativo (UNB).
Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (UPM).
Foi técnico administrativo do Ministério Público Federal em Londrina (1999/2005).
Ingressou na carreira de Advogado da União em 2006, passando pela Procuradoria da União no Estado do Mato Grosso, Procuradoria Seccional da União em Umuarama-PR, Procuradoria-Geral da União em Brasília e Procuradoria Regional da União da 3ª Região em São Paulo.
Foi Coordenador-Geral de Defesa da Probidade e Diretor Substituto do Departamento de Patrimônio e Probidade da PGU (2010/2011).
Foi Procurador Regional da União da 3ª Região (2012/2016).
Foi Adjunto do Advogado-Geral da União (2019/2020).
Foi Subchefe Adjunto de Relações Institucionais da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República (2020).
Foi Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2020/2021).
Desde abril de 2021 exerce o cargo de Adjunto do Advogado-Geral da União.