(61) 3344-4386 [email protected]

Na tarde de quarta-feira (20), o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, a Diretora Social Adjunta, Lisiane Ferrazzo, e a Advogada da União Jerusa Ferreira, representando o Comitê de Diversidade e Inclusão, estiveram reunidos virtualmente com o Procurador-Geral da União, Vinícius Torquetti, a Subprocuradora-Geral da União, Karoline Busatto, e o Coordenador-Geral de Gestão Estratégica, Francisco Alexandre Colares. Entre os temas debatidos, a Diretoria da ANAUNI expôs questionamentos, apresentados por associados, aos critérios de pontuação para a seleção dos Advogados da União para compor as coordenações temáticas das PRUs, dispostos no artigo 28 da Portaria Normativa PGU/AGU nº 6, de 2021, que trata, entre outros assuntos, da desterritorialização da atuação contenciosa da AGU.

Após receberem as considerações, os representantes da PGU se comprometeram a refletir sobre a adequação desses critérios, tendo reconhecido que, por ainda estar em implementação, o modelo de desterritorialização comporta ajustes. “A ANAUNI também assumiu o compromisso de discutir, no âmbito de sua Diretoria, sobre a possibilidade de coletar sugestões de seus associados para novamente levá-las à PGU, para auxiliar nesta reavaliação dos critérios de seleção”, informou Clóvis Andrade.

Ainda durante a reunião, Jerusa Ferreira, que falou em nome do Comitê de Diversidade e Inclusão da ANAUNI, expôs a sugestão de que haja um monitoramento de riscos judiciais dos processos relacionados aos direitos humanos. Esta solicitação já fora objeto do Ofício nº 049/2021 – CSA/ANAUNI, enviado à PGU (clique aqui para ler o documento). Sobre essa questão, os representantes da PGU, embora tenham reconhecido a dificuldade de praticar o monitoramento de risco, afirmaram que irão estabelecer um acompanhamento mais assertivo sobre o assunto.