(61) 3344-4386 [email protected]

Na manhã desta segunda-feira (25), o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, esteve presente na Procuradoria-Geral da União (PGU), para a abertura da Mesa VTJ Negociação, oficina de discussão e prototipagem de proposta de reformulação do indicador VTJ – Volume de Trabalho Jurídico voltada à área de negociação. O evento também contou com a participação do Procurador-Geral da União, Vinicius Torquetti; da Subprocuradora-Geral da União, Karoline Busatto; do Coordenador-Geral de Gestão Estratégica da Procuradoria-Geral da União, Francisco Alexandre Colares, e de representantes de setores estratégicos da AGU – entre membros e servidores das cinco regiões.

De hoje até o dia 29 (sexta-feira), Advogados da União e servidores envolvidos na reformulação estarão reunidos, em Brasília, para tratar da aplicação do novo indicador às negociações envolvendo a União. O objetivo das oficinas é revisar as variáveis que definem o cálculo do VTJ como as relações entre tecnologia, processos de trabalho, perfil dos profissionais, regras de gestão de RH e demanda de trabalho, que orientam diversas decisões estratégicas da PGU, como a distribuição de membros entre as várias unidades do Contencioso da União.

Em sua fala, Clóvis Andrade ressaltou a importância da rodada de discussões, “no intuito de desenvolver uma ferramenta que efetivamente contribua para o melhor aproveitamento da força de trabalho na carreira”. “A ANAUNI sempre estará presente onde estiverem os interesses dos Advogados da União e, portanto, não poderia deixar de prestigiar a abertura desse evento, o qual, esperamos, contribuirá para o desenvolvimento de um instrumento capaz de conferir maior eficiência ao trabalho da AGU”, comentou.

Clóvis voltou a destacar o esforço feito pela associação no sentido de agilizar a realização do concurso de ingresso na carreira, o qual, em princípio, possui ateste orçamentário para o provimento de 100 vagas de Advogados da União, consideradas insuficientes por ele. “Hoje temos 677 cargos vagos, ou seja, mais de um quarto do total existente na carreira. O provimento desses 100, embora seja urgente, não resolverá nossa escassez de força de trabalho. Portanto, em um cenário no qual a produtividade do Judiciário também só tende a aumentar, nós precisaremos cada vez mais de soluções criativas, como o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e também ferramentas que nos permitam distribuir melhor nos Advogados entre as unidades que mais precisam. E esse deve ser o papel do VTJ”, acrescentou.

O Presidente da ANAUNI também reforçou o convite a todos os presentes para participarem da importante pesquisa de saúde mental promovida pela Associação, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.cadamembroimporta.com.br, e do XXII ENAU – Encontro Nacional dos Advogados da União, que irá acontecer de 12 a 16 de outubro, em Natal-RN.

O Procurador-Geral da União, Vinicius Torquetti, por sua vez, destacou que esta é mais uma rodada de discussões para o aprimoramento do VTJ. “O objetivo dos trabalhos dessa semana é avançarmos na discussão de protótipo do indicador voltado para as atividades de negociação. O próximo passo será a realização de oficinas para exposição dos modelos construídos para que os membros e servidores da PGU possam apresentar suas críticas e sugestões”.