No final da tarde desta quarta-feira (4), o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e o Diretor Jurídico Sérgio Eduardo Freire Miranda estiveram reunidos, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com José Alberto Simonetti, presidente nacional da OAB; Rafael de Assis Horn, vice-presidente; e Leonardo Pio da Silva Campos, tesoureiro. Também participaram da reunião os Associados Ana Karenina Silva Ramalho Andrade e Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, Adjunto do Advogado-Geral da União. Entre outros temas tratados, o presidente Simonetti entregou a Ana Karenina, na ocasião, o diploma de nomeação para o cargo de vice-presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública da OAB, atendendo a indicação da ANAUNI.
Advogada da União desde 2007, Ana Karenina já foi Procuradora-Geral da União Substituta. Atualmente, dirige o Departamento de Servidores Civis e de Militares da PGU e será a primeira integrante da carreira a ocupar a vice-presidência da CNAP. A indicação, que partiu da ANAUNI, contou com o apoio das seccionais da OAB no Distrito Federal e em Pernambuco, além do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco. “Nossa carreira tem muito a ganhar com uma representante em um posto tão distinto na estrutura do Conselho Federal da OAB. Em especial por se tratar da comissão que discute as principais matérias pertinentes à AGU. É uma colega preparada para a missão e que, certamente, dará enorme contribuição para a Advocacia Pública Nacional”, comentou Clóvis Andrade.
Essa foi a primeira visita da diretoria da ANAUNI à OAB desde a posse da nova gestão do Conselho Federal, para o triênio 2022 a 2025. Na oportunidade, o Presidente da associação reforçou o desejo de estreitar laços entre os Advogados da União e a OAB. “Nós, como Advogados, sabemos da importância dessa aproximação da AGU com a OAB, inclusive da nossa filiação e da participação ativa das discussões mais pertinentes. A ANAUNI tem apoiado e estimulado os Advogados da União de todos os Estados a participarem da composição dos conselhos seccionais da OAB”, declarou Clóvis Andrade.
Outro assunto discutido foi o episódio envolvendo o Advogado da União Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, no Senado, em setembro do ano passado. Na ocasião, Bruno Rosa, que representava o Ministro da CGU, Wagner Rosário, foi agredido verbalmente pelo Presidente da CPI, no exercício de suas atribuições, e conduzido coercitivamente pela polícia legislativa, por ordem do senador. À época, a ANAUNI divulgou nota de desagravo ao associado, além de encaminhar ofício solicitando à OAB a tomada de providências. Na reunião, os dirigentes do CFOAB se dispuseram a encampar a propositura de projeto de lei, ou de resolução, que assegure a observância das prerrogativas dos advogados, públicos ou privados, no âmbito das CPIs instaladas no Congresso Nacional.
Ao final do encontro, o Presidente da ANAUNI fez o convite à presidência da OAB para participar do XXII ENAU – Encontro Nacional dos Advogados da União, que irá acontecer de 12 a 16 de outubro, em Natal-RN.