Nesta terça-feira (17), a Advocacia-Geral da União (AGU) deu posse aos novos representantes das carreiras do Conselho Superior da AGU (CSAGU). Os Advogados da União Caio Alexandre Wolff e Marcio Scarpim de Souza, titular e suplente respectivamente, são os Conselheiros representantes da carreira e atuarão no Biênio 2022-2024. A cerimônia ocorreu na sede I da instituição, em Brasília, e contou com a presença dos dirigentes e representantes das associações.
Durante a solenidade, Caio Alexandre Wolff, apresentou as 3 prioridades da carreira perante o colegiado maior da AGU: “Apressar o concurso público de ingresso para reforçar a equipe, preservar a exclusividade das atribuições do cargo de Advogado da União tanto no consultivo quanto no contencioso e ainda ‘ressignificar o CSAGU’, levando a lógica de representantes eleitos pela base a todos os demais comitês e núcleos de gestão onde são decididos os rumos da AGU e cujas decisões impactam em nosso cotidiano”.
O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal afirmou que “Espero que possamos crescer em conjunto, que possamos enaltecer nossas diferenças para engrandecer as nossas pautas comuns. A AGU é feita das carreiras e sempre vai ser. Então contem comigo para fortalecer cada uma das carreiras, sempre. E que eu fortaleça junto com vocês as carreiras, sem enfraquecer uma ou outra. Então que todos possamos nos fortalecer nas nossas diferenças”.
*Previsto na Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União (LC 73/1993), o Conselho Superior da AGU foi efetivamente instalado em março de 2000, e em 2009 teve competências ampliadas para funcionar como órgão de consulta do AGU em assuntos de alta relevância relacionados à gestão, ao planejamento estratégico e à atuação jurídica da AGU e de seus órgãos vinculados. O Conselho é composto por membros natos como o Advogado-Geral da União, que o preside, os dirigentes máximos dos órgãos da AGU; além de membros eleitos (titulares e suplentes) de cada uma das carreiras (Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional) e de seus órgãos vinculados (Procurador Federal e Procurador do Banco Central).
*Clique aqui para ver o currículo dos empossados e aqui para ver algumas das suas propostas.