“A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria” (Ulisses Guimarães).
A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) condena veementemente as manifestações violentas e os graves ataques contra o patrimônio público dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocorridos no dia de hoje, 8 de janeiro de 2023, na cidade de Brasília-DF.
Os ataques aos prédios públicos, obras de arte de valor inestimável e demais bens públicos, ocorridos na data de hoje, mais do que destruir o patrimônio público, histórico e cultural, afrontam e ofendem o povo brasileiro, verdadeiro detentor do patrimônio nacional.
É inadmissível, no Estado Democrático de Direito, que os valores da Democracia, da Paz e da Ordem Pública sejam vilipendiados em tal magnitude como foi verificado nesse lamentável episódio da História brasileira.
Apoiamos integralmente a atuação institucional da Advocacia-Geral da União que protocolou, na presente data, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de providências imediatas na defesa do patrimônio público, de todos os Poderes, dos agentes políticos da União, bem como prisão em flagrante de todos os envolvidos nos atos criminosos.
Por fim, a ANAUNI reitera seu compromisso na defesa de todos os Poderes da República, razão de existir da AGU, instituição da qual fazem parte seus membros – Advogados da União – se colocando à disposição para a defesa da Ordem Democrática no país.
Brasília, 8 de janeiro de 2023
Diretoria da ANAUNI