(61) 3344-4386 [email protected]

A nova Diretoria da Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), tomou posse para o biênio (2023/2025). Marcaram presença na solenidade personalidades do meio jurídico que demonstraram reconhecimento pela atuação da entidade e prestígio aos novos diretores.

O evento, um jantar festivo, marcou o início da nova gestão efetiva da ANAUNI em prol da evolução da carreira de Advogado da União e da Advocacia-Geral da União.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estava o Advogado Geral da União, Jorge Messias, teceu elogios aos dirigentes da entidade. “Desejo que a  gestão seja muito profícua, próspera de resultados, porque eu sei que a riqueza, a prosperidade, o sucesso da nova gestão, será também o sucesso da advocacia geral da União”. Jorge Messias também disse reconhecer a necessidade de manter a ANAUNI como entidade forte, cujo trabalho merece apoio e reconhecimento: “E saibam todos membros da diretoria da Anauni, do respeito que eu tenho pela atividade sindical, pela atividade associativa, porque as lutas que muitas vezes os dirigentes sindicais e associativos empreendem, não são plenamente compreendidas pela administração e os dirigentes sindicais tem que ter essa capacidade de resiliência de resistir muitas vezes às incompreensões da administração de momento porque todos nós somos passageiros mas a luta da carreira permanece. E saiba que da nossa gestão, terão toda a lealdade, toda a transparência para lutar o bom combate. Muito sucesso ao presidente Clóvis Andrade e à sua diretoria”.

José Levi Mello do Amaral Junior, ex-advogado-geral da União, e integrante da carreira da Fazenda Nacional, também prestigiou a posse e teceu elogios aos atuais gestores. “Eu fico muito contente de ver hoje um advogado-geral, que nos faz sentirmos unidos pela ANAUNI com todas as outras instituições associativas que daqui participam. Então colegas advogados, uma satisfação, celebrar o Clóvis Andrade, que é uma figura maravilhosa, cuja companhia eu guardo no coração há algum tempo.”

O presidente reeleito, o advogado da União, Clóvis Andrade, apresentou aos presentes as diretrizes da nova gestão e citou as duas pautas mais urgentes encampada pela entidade: a luta pelo preenchimento dos cargos vagos na carreira de advogado da União e a regulamentação e a estruturação da carreira de apoio administrativo da AGU. Atualmente, são mais de 700 cargos vagos a serem preenchidos. Para um pouco mais de 1.600 advogados da União da ativa. Isso significa que 30% da nossa carreira é de cargos vagos.

Clóvis Andrade ainda dedicou tempo para lembrar de outras frentes igualmente importantes como a busca de reposição remuneratória aos membros da AGU;  a regularização dos concursos de promoção semestrais exigidos pela lei complementar, sendo que atualmente existem três concursos de promoção em atraso e caminhando para o quarto. Andrade reforçou também que pretende oxigenar e impulsionar a atuação da representatividade. “Na esfera associativa, precisamos encarar o gradual envelhecimento da nossa carreira e trabalhar pela aprovação do novo texto do nosso estatuto, que prevê a criação de uma diretoria específica para aposentados e pensionistas; levar adiante nosso projeto de ofertar plano de saúde e seguro de vida de qualidade aos nossos associados; trabalhar incansavelmente pelo fortalecimento da nossa amada AGU, sempre zelando para que ela se paute por valores republicanos e pelo interesse público”.

Nossa diretoria reitera a premissa de seguir acompanhando e protagonizando mudanças junto à realidade do País, e seguir primando pelos valores intactos, de amparo aos seus associados, contribuindo para a construção de uma carreira íntegra e legitimada nacionalmente, fazendo cumprir sua missão jurídica de forma honrada” conclui Clóvis Andrade.

*Confira a galeria de fotos: clique aqui