O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, o vice-presidente Tobias Morato e o diretor de atividades legislativas adjunto, Rafael Nascimento, estiveram no gabinete do parlamentar André Peixoto Figueiredo Lima (PDT-CE), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para articular a realização de uma sessão solene em homenagem aos 30 anos da Advocacia-Geral da União (AGU), completados no último dia 10 de fevereiro.
A iniciativa da ANAUNI, juntamente com a AGU, busca o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela carreira da advocacia da União. A data da solenidade ainda será definida.
A diretoria também manteve conversas com deputados federais a fim de coletar assinaturas para a formação da Frente Parlamentar Mista de apoio à Advocacia Pública. Entre alguns parlamentares que reiteraram esse apoio estão Fred Linhares (Republicanos-DF), Túlio Gadêlha (REDE- PE), Filipe Barros (PL-PR) e Duda Salabert (PDT-MG).
“A AGU é essencial à justiça, sendo uma instituição fundamental para o equilíbrio entre os poderes da República e para a garantia da democracia brasileira. Também é responsável pela orientação jurídica do Poder Executivo. Então, nada mais justo do que homenagear esses 30 anos de atuação em defesa da advocacia pública”, disse o presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade.
30 anos em defesa do interesse público
Prevista na Constituição Federal de 1988, a Advocacia-Geral da União foi oficialmente criada por meio da Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993. Enquadrada pelo constituinte como uma das funções essenciais da Justiça, a AGU tem sido protagonista na defesa da juridicidade, do interesse público e do Estado Democrático de Direito.