Simulado reuniu trinta e cinco Advogados da União, em sete bancas avaliadoras que reforçaram o treinamento dos candidatos
A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) organizou uma ação inédita na história da entidade e do concurso da Advocacia Geral da União (AGU) oferecendo uma prova oral simulada para cerca de 130 candidatos.
Os classificados para esta fase do concurso para Advogado da União, estiveram em Brasília, nesta terça-feira (10), para participar do simulado que foi mais um reforço preparatório e de acolhimento desses candidatos no âmbito da ANAUNI.
A entidade contou com a contribuição de trinta e cinco Advogados e Advogadas da União, que saíram de diversas regiões do país, para fazer a avaliação conjunta reproduzindo com a maior realidade possível o ambiente da prova.
O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, avalia que a ação, sem precedentes, resultou em uma grande preparação dos candidatos participantes e que estarão mais preparados para assumir o cargo após a seleção da AGU.
“A iniciativa demonstra para os candidatos e candidatas do concurso da AGU todo nosso interesse para que eles tenham as melhores perspectivas com a seleção e que possam estar ainda mais preparados para a prova e para a carreira. Essa ação só foi possível com a dedicação voluntária dos nossos colegas associados que se uniram e contribuíram com essa realização”, avaliou Andrade.
O vice-presidente da ANAUNI, Tobias Morato, integrou uma das sete bancas avaliadoras no simulado. Segundo ele, o papel da junta de avaliação foi dentro dos padrões de seleção tornando o exercício um preparatório sem precedentes e que vai ajudar a todos.
“O papel da banca foi aproximar todos da realidade prática dessa prova oral. Com dicas sobre a avaliação deixando todos os participantes ainda mais preparados para a prova real. A gente espera e deseja a todos e todas que tenham o máximo de êxodo possível na prova com mais essa experiência construtiva”, resume Morato.
Cada candidato teve 25 minutos para responder aos questionamentos da banca. O candidato Herbert Lima, mora em Brasília, está há 10 anos se preparando para o concurso da AGU e elogiou a iniciativa.
“Essa fase é o resultado de muito tempo de preparação, dedicação, renúncias e como candidato a esse concurso, que é o sonho de muitos de nós, posso dizer que o apoio da ANAUNI tem sido fundamental. Desde a primeira fase a ANAUNI vem acompanhando os candidatos, com informações preciosas e até mesmo com técnicas que ajudaram a acalmar esse momento tão tenso e decisivo da nossa vida“, avaliou ele.
Também de Brasília e funcionária pública, Ana Luísa Dunstan, se espelhou na tia Advogada da União aposentada para seguir na carreira.
“Receber esse acolhimento das pessoas que já integram a carreira é uma felicidade. É um apoio incrível, principalmente para nós que estamos em uma das fases mais desafiadoras do concurso. A ANAUNI está fazendo muita diferença em oferecer todo esse empenho de quem já é Advogado da União. Esse acolhimento dá muita confiança para a gente”, agradece ela.
Lara Martins Ferreira, desde 2020 se dedica a estudar para o concurso. Mora em São Paulo e sempre foi um sonho integrar a AGU.
“Eu fiquei muito feliz, uma iniciativa gratuita, extremamente completa, muitos Advogados da União nos interrogando, foi realmente uma experiência incrível. Valeu a pena ter se deslocado de São Paulo para passar por essa experiência.Agora é momento de todos nós nos unirmos e torcermos uns pelos outros”, comentou a candidata.
O Advogado da União, associado da ANAUNI, Marco Aurélio Peixoto, foi o coordenador do simulado e ficou satisfeito com o resultado e união de todos.
“Isso só foi possível porque a gente conseguiu a adesão voluntária de 35 colegas, Advogadas e Advogados da União do país inteiro, que se dispuseram não apenas a vir a Brasília, aplicar as provas durante o dia inteiro, mas também a elaborar as provas e os espelhos de correção para que pudéssemos ter esse evento. Então, só foi possível com uma construção coletiva, teve o apoio da diretoria da associação e essa adesão de tantos colegas que estão participando do evento”.
A ANAUNI faz um agradecimento especial à Faculdade Anhanguera – Brasília, que cedeu o espaço gratuitamente para a realização do simulado, o que também possibilitou a isenção de ônus aos candidatos para a realização.
A prova oral da AGU será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
A ANAUNI deseja que os candidatos tenham sucesso e possam em breve estar atuando na carreira e defendendo as premissas da Constituição ao nosso lado.
AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI
Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363