Nesta quinta-feira (14), foi realizada a 115ª reunião extraordinária do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (CSAGU), na Sede I da AGU. Conduzida pelo advogado-geral da União substituto e relator, Flávio Roman, a reunião entre os conselheiros tratou em pauta única de assuntos relacionados ao concurso da carreira, em especial, de pleitos formulados pelos candidatos de mudanças no edital.
O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, estava presente e acompanhou um grupo de representantes dos candidatos aprovados para a terceira fase do concurso para advogado da União.
“Procuramos expor, mais uma vez, a necessidade de elevação no número de nomeações para a carreira de advogado da União, especificamente, dado o déficit de pessoal que nós enfrentamos hoje. Também para reforçar o pleito de que fosse, na medida do possível, adotado um formato que desonerasse os candidatos, em especial aqueles hipossuficientes e também facilitasse o acesso às pessoas com deficiência ao concentrar ali perto da prova oral a realização da heteroidentificação e da perícia das pessoas com deficiência”, explanou Clóvis.
Além disso, o presidente também explicou sobre a questão orçamentária, visto a necessidade de elevação do número de vagas e do déficit de 30% dos cargos de carreira.
“O conselho, na verdade, não é que tenha discordado da necessidade de ampliação do número de vagas, apenas não se sentiu apto a deliberar, já que depende de um fator externo, que é a existência do orçamento”, explicou.
Uma das representantes dos candidatos, Maria Olímpia Boina de Abreu, natural de Vitória (ES), também esteve presente na reunião e falou sobre como os candidatos se sentem representados e acolhidos pela ANAUNI.
“Acredito que a instituição e o Conselho Superior tiveram uma diferença muito grande em relação aos candidatos e os pleitos que foram feitos e que a carreira está muito necessitada de novos candidatos e nos sentimos muito preparados para assumir esse papel de representar a instituição e de nomeação o quanto antes. O Dr. Clóvis, diariamente, acompanha o nosso grupo no whatsapp e conversa conosco sobre as deliberações e também os nossos anseios a respeito da carreira e do possível cronograma, acolhendo muito bem os candidatos”, expressou Maria.
Essa foi a primeira reunião presencial do Conselho Superior no pós-pandemia. Também participaram, entre outras autoridades, os representantes da carreira de advogado da União no CSAGU, Dr. Caio Alexandre Wolff, seu suplente, Márcio Scarpim, o consultor-geral da União, André Augusto Dantas, e a procuradora-geral da União substituta, Márcia David.
AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI
Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363