(61) 3344-4386 [email protected]

Foi realizada na noite dessa quinta-feira (25) a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco, premiação criada em 2006 para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.

A ANAUNI, uma das apoiadoras do evento, esteve representada na solenidade pelo Presidente Clóvis Andrade, pelo Diretor de Atividades Legislativas Tobias Morato e pela Diretora de Comunicação Mariana Munhoz. Clóvis Andrade anunciou os dez deputados indicados pelo júri e, ao final, entregou o prêmio de destaque ao Deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), recebido pelo parlamentar pelo segundo ano consecutivo.

Em sua participação, o Presidente Clóvis Andrade também fez um discurso no qual falou sobre a carreira de Advogado da União e a AGU. “Por trás de cada programa social, por trás da aquisição de insumos – como vacinas, por exemplo –, ou em cada processo ajuizado em face de qualquer dos três poderes da União, fiquem certos de que há o trabalho dos Advogados da União”, ressaltou. “Somente em 2021, a atuação da AGU resultou em um impacto financeiro positivo para a União de 761 bilhões de reais, entre investimentos assegurados e valores economizados judicialmente. Durante a pandemia, os Advogados da União foram cruciais para assegurar a percepção do Auxílio Emergencial por milhões de pessoas, além da implementação de diversas ações no combate ao coronavírus”, acrescentou Clóvis.

O Presidente expôs ainda pautas da associação que visam o aprimoramento da AGU e que tramitam no Congresso Nacional, conclamando os parlamentares presentes a se engajarem no andamento dos projetos. “Cabe à ANAUNI justamente defender condições de trabalho adequadas aos Advogados da União e batalhar pelo fortalecimento institucional da AGU, para que resultados como esses continuem a ser apresentados à sociedade. Porém, ainda há passos importantes a serem logrados na estruturação da AGU. Por exemplo, a obtenção da autonomia administrativa e orçamentária, objeto da PEC 82/2007, pronta para ser votada pelo plenário da Câmara. Ou ainda a regulamentação e estruturação de uma carreira de apoio administrativo para a instituição, tema tratado no PL 6.788/2017, também na Câmara dos Deputados.”

Ao todo, 59 parlamentares das cinco regiões do país foram premiados. Desses, 28 vieram especialmente para o evento. Os grandes vencedores da noite foram os deputados Marcelo Ramos (PSD-AM), Alessandro Molon (PSB-RJ), eleito pelos jornalistas, e Carla Zambelli (PL-SP), a mais votada na internet. Entre os senadores, o prêmio maior ficou com os senadores Marcelo Castro (MDB-PI), o preferido dos jurados, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o mais bem avaliado pela imprensa, e Marcos Rogério (PL-RO), o vencedor na votação popular. Também foram anunciados os vencedores nas categorias especiais: Defesa da Educação, concedida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e Defesa da Liberdade no Transporte.

Os premiados foram selecionados por três grupos: o público, na votação da internet; 25 jornalistas que acompanham o Congresso, e um júri especializado, com representantes dos meios empresarial, trabalhista, acadêmico e do terceiro setor.

A disputa na internet recebeu este ano mais de 2,5 milhões de votos. A votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Puderam concorrer parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não eram alvos de denúncia criminal e que não respondiam a ações penais ou de improbidade administrativa. Para chegar à lista final, o Congresso em Foco levantou a situação de cada deputado e senador nas páginas dos tribunais para fazer a pesquisa. Também ficaram de fora representantes que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais. As listas prévias de aptos ficaram sob consulta pública no site.

No caso das categorias especiais, foram escolhidos os parlamentares com maior relação com cada tema. Foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.

Confira a galeria de fotos: clique aqui

Confira a participação da ANAUNI: clique aqui

Confira a cerimônia completa: clique aqui

Confira a lista dos premiados: clique aqui