Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (28), os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles foram eleitos pelo plenário do STF em agosto deste e exercerão o cargo por dois anos. O novo presidente passa a ser também o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse contou com a presença da participação do presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade.
“Em nome de todos os advogados da União, em nome de toda a AGU, nós desejamos que continuem fazendo um excelente trabalho, agora à frente do Supremo Tribunal Federal, com uma missão das mais relevantes pela frente. Desejamos sucesso e que contem sempre com a AGU no cumprimento dessa missão republicana”, disse Clóvis.
O novo presidente do STF reiterou a importância do respeito à independência entre os poderes e afirmou que o diálogo é a ferramenta essencial para a resolução das discordâncias:
“Numa democracia, não há poderes hegemônicos. Garantindo a independência de cada um, conviveremos em harmonia, parceiros institucionais que somos pelo bem do Brasil”, expressou Barroso.
Além disso, ele ressaltou que o STF desempenha papel fundamental para garantir o acesso aos direitos fundamentais, pauta que será uma das mais importantes em sua gestão.
______
AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI
Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363