A nova diretoria da Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) participou, nesta quarta-feira (26), de uma reunião na sede da Procuradoria-Geral da União (PGU). O objetivo do encontro foi a apresentação da nova diretoria da ANAUNI, que toma posse dia 1º de março, à Procuradora-Geral da União, Clarice Calixto, e ao Subprocurador-Geral da União, Flávio Tenório C. de Medeiros, e discutir pautas estratégicas da carreira.
O presidente da ANAUNI no biênio 2023-2025, Clóvis dos Santos Andrade, destacou a proximidade e o diálogo direto que manteve com a PGU ao longo de sua gestão. Segundo ele, essa relação institucional sólida foi fundamental para a construção de avanços importantes para os Advogados da União. “Que este próximo biênio seja de uma construção conjunta, em benefício da AGU, da carreira e, consequentemente, da população brasileira”, afirmou.
Compromisso com representatividade e fortalecimento institucional
O novo presidente da ANAUNI, Niomar de Sousa Nogueira, ressaltou a preocupação da diretoria eleita em garantir a pluralidade dentro da entidade, representando diferentes gerações, mulheres, negros e lideranças com efetiva capacidade de participação da atuação da entidade. “Além disso, instituiremos comissões especiais permanentes, como a de aposentados e a de honorários, e manteremos um olhar atento para temas como saúde mental e diversidade”, ressaltou.
Para o vice-presidente eleito, Ticiano Marcel de A. Rodrigues, a ANAUNI tem um papel fundamental na construção de melhores condições de trabalho para os colegas da carreira. “O sucesso da gestão da PGU será o sucesso dos Advogados da União e da própria ANAUNI. Queremos participar ativamente desse processo, abrindo caminhos para melhorias estruturais e institucionais”, afirmou.
Gestão, retenção de talentos e desafios da carreira
A Procuradora-Geral da União, Clarice Calixto, enfatizou que a nova administração chega com ideias para aprimorar a atuação da PGU, mas sem a necessidade de “reinventar a roda”. Segundo ela, há um espaço significativo para avanços e uma lista de demandas prioritárias da carreira. “Temos o privilégio de comandar a nossa casa e sabemos do papel que a ANAUNI sempre teve nisso”, pontuou.
A questão da retenção de talentos e da valorização profissional também foi abordada. Niomar destacou que a qualidade do trabalho dos Advogados da União depende diretamente de uma gestão eficiente. “Teremos divergências naturais ao longo da jornada, mas nossa missão é trabalhar pelo fortalecimento da carreira”, disse.
Entre os desafios da classe, Clarice Calixto mencionou a necessidade de buscar soluções para a falta de remuneração dos cargos de gestão. Já Caio Wolf, que tambem compoe e a nova diretoria, falou sobre a necessidade de avançar no diálogo sobre teletrabalho. “Estamos casando esses ciclos, a nova gestão da PGU e da ANAUNI, e temos muitos consensos que nos permitirão avançar juntos”, concluiu Clarice.
O Subprocurador-Geral da União, Flávio Tenório, encerrou a reunião destacando a importância do diálogo contínuo entre a PGU e a ANAUNI para garantir avanços concretos para a carreira.