O Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e o Diretor de Atividades Legislativas, Tobias Morato, estiveram representando a ANAUNI na solenidade de posse dos membros da diretoria – biênio 2023-2025 da Associação Nacional dos Procuradores Municipais – ANPM, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silvado, que fica no Edifício OAB, em Brasília.
Lilian Azevedo tomou posse como Presidente da ANPM na cerimônia que reuniu Procuradores de municípios e autoridades de todo o país. A mesa contou com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a Ministra de Promoção e Igualdade Racial, Anielle Franco, o Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, o Advogado Geral da União substituto, Flávio Roman, a Vice-Presidente da ANPM Anne Karole Fontenelle, e o Presidente da entidade no biênio 2021-2023, Gustavo Machado Tavares.
Pela primeira vez nos 24 anos de história da ANPM, foi eleita como presidente uma mulher negra. A composição da nova diretoria conta também com duas mulheres à frente da entidade. Ao lado de Lílian Azevedo, Procuradora da Salvador, foi empossada a Procuradora de São Luís, Anne Karole Fontenelle, na vice-presidência. Em seu discurso, a presidente falou sobre a simbologia na escolha de duas mulheres nordestinas para estarem à frente da Associação. “Esse é um marco, não só na história da ANPM. A participação de mulheres na liderança de entidades do meio jurídico é recente. Nessa gestão, conseguimos nomear duas mulheres, além de fortalecer a participação feminina em toda composição da Chapa. A ANPM demonstra a sua maturidade institucional ao de forma concreta avançar nas questões de gênero e raça”.
“Fizemos questão de comparecer à posse da nova diretoria da ANPM, entidade parceira, com a qual a ANAUNI busca atuar em pautas comuns, no sentido de elevar a Advocacia Pública Nacional. Desejamos sucesso à presidente Lilian e aos demais diretores”, declarou Clóvis Andrade.