A entidade questiona o Conselho sobre a previsão de um cronograma para organização dessas vagas
A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) legítima representante dos advogados da União protocolou um requerimento no Conselho Superior da Advocacia Geral da União (CSAGU) solicitando atenção aos concursos de remoção.
Considerando a iminência de nomeação de novos membros da AGU, mediante aprovação no concurso público que está em curso, a ANAUNI questionou o conselho sobre a previsão de cronograma para o concurso de remoção referente ao ano de 2023, visto a preferência que os membros mais antigos devem ter para ocupação de cargos vagos.
A ANAUNI defende ainda que a distribuição, para o preenchimento de vagas no concurso de remoção, seja feita de forma estadualizada e que existem condições legais para que ocorram dessa forma.
O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, explica a necessidade de atenção ao assunto.
“Protocolamos esse requerimento de abertura de concurso de remoção ante a distribuição das vagas do pessoal que vai entrar no novo concurso e tendo em vista as necessidades e o quantitativo de vagas existentes, de forma que a remoção possibilitará maior efetividade para todas da carreira”, ressalta.
Em outra frente a entidade solicitou também a regularização dos concursos de promoção da carreira. Atualmente, existem quatro concursos atrasados, mesmo com a lei orgânica prevendo que sejam feitos semestralmente.
Na reunião, o advogado da União, associado e secretário-geral do CSAGU, Dr. Gleisson Rodrigues Amaral, recebeu o documento e se mostrou disposto a contribuir, assumindo o compromisso para que as normativas dessas duas frentes sejam respeitadas.