Nesta quinta-feira (9), o Diretor Jurídico Sérgio Eduardo Freire Miranda representou a ANAUNI em reunião com o Procurador-Regional da 1º Região, Diogo Palau, e o Subprocurador-Regional, Flávio Tenório. Na pauta do encontro virtual, a preocupação da ANAUNI referente ao aumento das licenças médicas decorrentes da sobrecarga de trabalho dos Advogados da União na PRU-1.
Segundo Flávio Tenório, os dados da PGU indicam que a quantidade de processos teve um aumento de mais de 40% desde 2019, sendo que não foi acompanhado com acréscimo de Advogados. Ao contrário, desde a desterritorialização, a PRU-1 perdeu 21 membros, o que representa quase 10% dos Advogados da Regional.
“Essa sobrecarga de trabalho que os colegas estão enfrentando está gerando um grande abalo na saúde física e mental”, explanou Sérgio Miranda.
De acordo com Diogo Palau, a PRU-1 tem procurado reequacionar, de forma pontual, quando ocorre um aumento significativo no volume de trabalho de uma coordenação, para que ocorra o maior equilíbrio na distribuição dos processos. Todavia, em razão das mudanças nas atribuições das coordenações realizadas pela PGU, a PRU-1 está verificando o impacto dessas alterações nos números, para realizar um redimensionamento das coordenações regionais e uma movimentação no mês de janeiro de 2022.
Ademais, a PRU-1 deve receber 27 estagiários de pós-graduação, que prestarão importante auxílio, além de estar buscando outras ferramentas para facilitar a atuação dos Advogados.
Por fim, Diogo Palau e Flávio Tenório agradeceram as considerações trazidas pela ANAUNI e ressaltaram a importância dessa interlocução.