ANAUNI acompanha o lançamento da proposta que vai aproximar carreira dos gestores públicos federais
O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, participou do lançamento do projeto de assessoramento jurídico personalizado para atender a altas autoridades da Administração Pública Federal, aprimorando a consultoria oferecida. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília.
Trata-se de uma iniciativa da Consultoria-Geral da União que visa, além de aprimorar a consultoria oferecida, oportunizar que todos conheçam com mais profundidade o trabalho desenvolvido pelos advogados da União nas demandas consultivas.
A intenção é aprofundar o contato direto entre o advogado da União e o gestor. Tornar mais eficiente o esclarecimento de dúvidas e elaboração de orientações jurídicas, permitindo que as autoridades, em cargos de direção na equipe do Governo Federal, estejam, cada vez mais, em contato com o membro da AGU.
Na ocasião, o presidente da ANAUNI falou sobre a importância da proposta para o aprimoramento da atuação dos profissionais. “Embora possa parecer um acréscimo de função em uma situação em que a carreira já está sofrendo com o déficit de pessoal e excesso de trabalho, na verdade esse programa é muito importante, porque as consultorias jurídicas são a carta de apresentação da AGU na esplanada dos ministérios, elas prestam assessoramento e consultoria jurídica às autoridades mais relevantes do país e poderão, com esse estreitamento da relação, demonstrar a relevância da AGU”.
“A criação do Assessoramento Personalizado ajuda a estreitar os laços entre os advogados e os gestores públicos, que passam a ter um atendimento jurídico personalizado, com um advogado específico para tratar de todas as suas demandas junto à AGU, desde a resolução de dúvidas jurídicas simples, passando pela elaboração de pareceres até o acionamento de plantão nacional em caso de risco de judicialização de políticas públicas relevantes” afirma consultor-geral da União e associado da ANAUNI, André Augusto Dantas Motta Amaral.
Clóvis Andrade, ainda reforça que essa frente de atuação poderá viabilizar maior reconhecimento à carreira: “A atuação mais próxima das autoridades vai facilitar o entendimento delas sobre a relevância da atuação na implementação de políticas públicas. Esperamos que isso as sensibilize sobre a necessidade de uma maior estruturação da AGU – que passa pelo preenchimento das centenas de cargos vagos na carreira de Advogado da União –, como forma de aprimorar o serviço prestado”.
AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação ANAUNI
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363
Deividi Lira (44) 99966-4987