Lançamento ocorreu no Espaço Cultural Superior Tribunal de Justiça e contou com presença de diversas autoridades
Na semana dedicada ao meio ambiente, foi lançado o livro “O desafio ecológico, econômico e social da sustentabilidade”, sob a coordenação da professora da pós graduação stricto sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale (Univale), Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, que contou com um capítulo escrito pela a advogada da União, coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade e associada da ANAUNI, Tereza Villac.
O evento aconteceu na última terça-feira (6), no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça e contou com a presença de autoridades, entre elas, o presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e a ministra do STJ, Nancy Andrighi.
“É importante para a ANAUNI estar presente neste evento para reconhecer a importância da temática e prestigiar também o trabalho realizado pela nossa associada”, disse o Dr. Clóvis.
Dra. Tereza Villac contou que o livro traz uma perspectiva transdisciplinar da sustentabilidade nas suas diferentes dimensões ecológicas, econômicas e sociais. Em sua avaliação, o diferencial nas pesquisas da professora Maria Cláudia, coordenadora da obra, são os reforços das éticas pública e a ambiental.
“O convite para participar da obra foi recebido com muita alegria e eu escrevi sobre a necessidade de indicadores de sustentabilidade na área pública, da avaliação dessas políticas públicas, monitoramento e aperfeiçoamento. Destaquei no meu capítulo a atuação consultiva da Advocacia Geral da União no tema, no fortalecimento, na disseminação das contratações públicas sustentáveis.”
Segundo Dra. Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, o livro tem como proposta promover reflexão sobre temas relacionados com a sustentabilidade. 14 artigos compõem a obra, com autores da área jurídica e com representatividade de todo o país.
“O livro não só levanta as questões que ainda precisam ser resolvidas e implementadas, mas também traz caminhos e soluções para esses problemas que ainda nós temos na nossa sociedade contemporânea.”
A ministra, Nancy Andrighi, que também é uma das escritoras colaboradoras, destacou que as páginas do exemplar alertam sobre a fraternidade, a compaixão, de como viver neste planeta, em harmonia com o meio ambiente.
“Os autores procuraram estudar pontos específicos onde há necessidade haver mudanças, onde se buscou fazer um estudo aprofundado de como deve ser a respeitabilidade a este planeta.”