(61) 3344-4386 [email protected]

Nesta segunda-feira (14) o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e o Diretor Jurídico Sérgio Miranda, estiveram reunidos virtualmente com o Corregedor-Geral da Advocacia da União, Edimar Fernandes de Oliveira, e com o Corregedor-Geral da Advocacia da União Substituto, Elmar Luis Kichel.

Na pauta, diversos assuntos sobre a carreira de Advogado da União, entre eles a questão dos cargos vagos, o volume de trabalho excessivo e o aumento de licenças médicas. “Solicitamos essa reunião para sensibilizar a Corregedoria sobre as atuais circunstâncias em que os Advogados da União vem desempenhando seu trabalho. Não estamos atravessando um período de normalidade. Atualmente temos 677 cargos vagos, o que sobrecarrega muito os colegas. Além disso, as constantes intermitências do Sistema Sapiens, tem prejudicado ainda mais o trabalho cotidiano desempenhado por eles”, atendou Clóvis Andrade. Por sua vez, Sérgio Miranda ressaltou que tanto os órgãos da PGU quanto da CGU passaram por recente desterritorialização, o que ainda está impactando na rotina de trabalho dos Advogados da União.

A Corregedoria por sua vez informou que desde 2019, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, tem procurado especializar as Corregedorias auxiliares, e que esse ano optará somente por Advogados da União para compor as equipes que irão fazer as correições nos órgãos de execução da PGU e CGU. “Achamos muito importante, tanto para a Corregedoria auxiliar que vai ficar a cargo das unidades da PGU, quanto da CGU, serem integradas unicamente por Advogados da União”, ponderou Clóvis.

Por fim, após todas as explanações dos pleitos dos Associados da ANAUNI, a Corregedoria informou que irá fechar um cronograma e divulgar em breve as datas e os períodos em que todas as correições serão realizadas.

*Confira a Portaria CGAU/AGU nº 36, sobre a a relação dos órgãos e unidades da Advocacia-Geral da União selecionados para correição, no cronograma de 2022 – clique aqui.