(61) 3344-4386 [email protected]

Começou nesta quarta-feira (12), o XII ENAU – Encontro Nacional dos Advogados da União e XVII Seminário Nacional sobre Advocacia de Estado. O evento acontece no SEHRS Grand Hotel & Resort, em Natal/RN, e conta com uma extensa programação até o próximo sábado (15).

Após dois anos de distanciamento social devido à pandemia de Covid 19, este encontro marca o reencontro presencial dos Advogados da União, e se destina à discussão de questões de relevo ligadas ao papel e aos desafios da Advocacia-Geral da União como Advocacia de Estado pós-crise sanitária. Além disso, temas relevantes relacionados a Administração Pública, Democracia, Eficiência e, principalmente, Saúde Mental, serão debatidos ao longo do encontro.

Estiveram presentes na solenidade de abertura José Levi do Amaral, Procurador da Fazenda Nacional e Ex-Advogado-Geral da União; José Eduardo Cardozo, Advogado e Ex-Advogado-Geral da União; Vinícius Torquetti Domingos Rocha, Procurador-Geral da União; Izabel Vinchon, Advogada da União e Secretária-Geral de Contencioso da AGU; Arthur Cerqueira Valério, Consultor-Geral da União; Karoline Busatto, Subprocuradora-Geral da União; Gustavo Machado Tavares, Presidente da ANPM; lolanda Guindani, Vice-Presidente do SINPROFAZ; Maria Santíssima Marques, Presidente da ANPPREV; Juiz Higor Marcelino Sanches, Conselheiro Fiscal da ANAMATRA; Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, Comandante da Base Aérea de Natal, Representando o Comando da Aeronáutica; Ruth Jehá Miller, Presidente da ANAJUR; Carlos Wagner Dias Ferreira, Diretor do Foro da Justiça Federal; Antônio Lopes Muniz,  Consultor Jurídico da CJU/RN; Milena Gama Fernandes Canto, Secretária-Geral Adjunta do Conselho Federal da OAB, representando o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Desembargador Cornélio Alves de Azevedo Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte; Luiz Antônio Marinho da Silva, Procurador-Geral do Estado do RN e representante da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte; e José Arruda de Miranda Pinheiro, Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União no Estado do Rio Grande do Norte.

Com o tema “A AGU e o Advogado da União no contexto nacional – Da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais”, José Levi do Amaral e José Eduardo Cardozo, mediados por Bruno Fortes, Diretor do Departamento de Informações Jurídico-Estratégicas da CGU e ex-presidente da ANAUNI, deram início à programação do Seminário. “É muito importante este momento de encontro entre colegas de diferentes partes do nosso país para trocar experiências, relações, estreitar amizades. Além disso, este ENAU é mais especial ainda porque é o primeiro pós-período pandêmico. É um retorno, um reencontro, uma possibilidade de nós olharmos um para os outros e confraternizarmos da melhor maneira possível”, declarou José Levi do Amaral.

“Além da troca de experiências, o ENAU é de fundamental importância para quem desempenha Advocacia Pública. Quem veio encontra amigos, encontra reflexão, e encontra soluções para o bom desempenho da promoção dos interesses públicos da União”, afirmou José Eduardo Cardozo.

“Nós somos uma carreira nacional, portanto temos colegas resididos em todos os Estados da Federação e o ENAU é justamente a oportunidade que temos de nos rever e confraternizarmos. Além disso, neste ENAU trazemos grandes discussões envolvendo os problemas atuais enfrentados pela carreira de Advogado da União. É o momento certo de refletir e debater coletivamente sobre o futuro que queremos para nossa carreira e instituição”, afirmou Clóvis Andrade, Presidente da ANAUNI.

Nesta quinta-feira, a programação começa com a apresentação de Cristiano Costa, psicólogo e consultor especializado em Sistemas Humanos, sobre o relatório de Saúde Mental desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da ANAUNI, seguida da palestra do convidado especial Rossandro Klinjey, psicólogo, professor e consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, com o tema: “O Advogado da União e saúde mental pós crise sanitária: O desafio Institucional e Associativo de busca do comprometimento organizacional ante os reflexos da crise”. Após, Sebastião Tojal, Advogado, Professor Doutor em Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, membro fundador e Conselheiro do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da USP, falará sobre “Desafios da Advocacia-Geral da União como Advocacia de Estado pós-crise sanitária (Administração Pública, Democracia e Eficiência). O dia será finalizado com uma conversa com o Advogado-Geral da União Bruno Bianco sobre temas correntes relacionados à Carreira de Advogado da União e à AGU.

Confira a programação completa do evento: clique aqui.

Galeria de Fotos no Facebook/Fanpage: clique aqui.