(61) 3344-4386 [email protected]

A Associação Nacional dos Advogados da União – ANAUNI, por meio de sua Diretoria, vem comunicar a seus associados que tomou conhecimento da matéria publicada na data de hoje, 03/05/2021, no veículo de comunicação The Intercept, intitulada “O bico ilegal dos Advogados da União”. De forma equivocada, o texto afirma que “Advogados da União que ganham até R$ 30 mil por mês contrariam a lei para faturar mais fazendo bicos”, sem, no entanto, citar nominalmente um único membro da carreira sequer.

Tão logo teve acesso ao texto, a Diretoria adotou diligências e verificou que, ao contrário do que é citado na matéria, não há Advogados(as) da União entre os sócios da Cames Brasil, empresa que presta serviços de mediação e arbitragem.

Por essa razão, a assessoria de imprensa da ANAUNI entrou em contato com o aludido veículo de comunicação para esclarecer que não há Advogados da União entre os membros da entidade citada e para solicitar a imediata correção da informação. Solicitou, ainda, a retratação do meio de comunicação, tendo em vista que a matéria jornalística trata de forma indevida a carreira de Advogado da União, tendo causado repercussão negativa à imagem da carreira por meio da divulgação de informações inverídicas.

Em atualização realizada às 20h, o título da matéria foi alterado, substituindo-se o termo “Advogados da União” por “Advogados Públicos da AGU”. Porém, além da imprecisão do novo título, o veículo não modificou a postagem no Instagram, ou o texto da matéria, que até as 21h continuavam fazendo remissão aos Advogados da União.

Caso o pedido da ANAUNI não seja integralmente atendido, a associação formalizará a demanda ao veículo, por ofício de sua diretoria, não descartando a adoção de qualquer medida que se mostre necessária à preservação da imagem da carreira, inclusive na esfera judicial.