A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), entidade nacional representativa dos Advogados da União, vem a público reiterar o apelo às autoridades públicas para que envidem esforços a fim de acelerar e prestigiar o processo de vacinação contra a Covid-19, o uso de máscaras e o distanciamento social, medidas que, à luz da ciência e da experiência internacional, são comprovadamente eficazes para mitigar os efeitos da pandemia que ora solapa o País.
Desde o ano passado, a ANAUNI vem emitindo inúmeras notas de pesar motivadas pela morte de membros da carreira e seus familiares, em decorrência da Covid-19. Somente nos últimos três meses, desde que a atual diretoria assumiu a gestão da associação, foram 14 (média superior a uma por semana). No último dia 28 de maio, foi com consternação que a ANAUNI noticiou o falecimento, causado pela doença, de seu ex-Presidente, o Advogado da União Marcos Luiz da Silva, que tinha apenas 47 anos de idade e que, lamentavelmente, deixou esposa e três filhos órfãos.
Não bastasse o impacto direto que a doença tem causado nos membros da Advocacia-Geral da União – AGU, a carga crescente e excessiva de trabalho decorrente do aumento do número de processos administrativos e judiciais relacionados à Covid-19, das aposentadorias, da ausência de concursos públicos de ingresso e do déficit de pessoal administrativo de apoio tem causado um incremento do número de afastamentos de Advogados da União por motivos de saúde. Inclusive por problemas de saúde mental e psicológica, potencializados sobremaneira pelo estado de emergência sanitária que vem se estendendo desde março de 2020, privando todos os brasileiros de uma rotina normal e da convivência com pessoas queridas. E estamos certos de que esse quadro não mudará enquanto não se controlar a propagação do vírus, por meio de uma política de imunização eficaz e massiva da população, aliada à conscientização de todos acerca da necessidade do uso de máscara e de se evitarem aglomerações.
Há tempos que a sociedade brasileira é sabedora do papel relevante e estratégico dos Advogados da União para a viabilização das políticas públicas federais as mais diversas, como de saúde pública, educação e habitação, para o combate à corrupção, para a defesa do patrimônio público e do meio ambiente, entre outras ações que, ao fim e ao cabo, repercutem positivamente na vida de todos os brasileiros. Porém, não se pode desprezar os impactos negativos que a persistente situação de pandemia tem trazido para a vida, a saúde e, consequentemente, as condições de trabalho dos integrantes da carreira.
Assim, urge que as autoridades competentes combatam o vírus, embasadas em medidas cientificamente eficazes, visando a reversão do atual quadro de descontrole da Covid-19 no País. É o apelo que a ANAUNI faz, em nome de todos os Advogados da União, que, apesar das perdas de colegas e familiares impostas pela doença e das imensas adversidades provocadas pela atual crise sanitária, têm se desdobrado para continuar prestando os costumeiros serviços de excelência em prol do País.