Na última sexta-feira (27), o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, participou de reunião com o novo Diretor da Escola Superior da AGU, João Carlos Souto. Esta foi a primeira reunião presencial da ANAUNI com Souto, após ele assumir a direção da Escola.
Entre os assuntos abordados no encontro, Clóvis Andrade destacou a importância da manutenção de um perfil por parte da Escola Superior da AGU de atender as necessidades dos membros e dos órgãos de direção superior, com relação a elaboração de projetos para proporcionar aos membros uma qualificação permanente que tenha relação direta com a atuação cotidiana dos Advogados da União.
“Também tratamos de alguns programas já em curso, por exemplo, o estágio de pós-graduação oferecido pela AGU, que tem dado muito certo. É uma forma de proporcionar um apoio aos membros, uma vez que a AGU ainda não tem uma carreira de apoio administrativo estruturada, mas também de oferecer qualificação aos estagiários, que já são formados em Direito e, de certa forma, possuem um grande potencial para passarem em concurso e se tornarem futuros membros”, declarou Clóvis Andrade.
Segundo o Diretor da Escola Superior da AGU, João Carlos Souto, a Escola está em tratativas para ampliar esse programa, oferecendo mais vagas que do que as atuais (hoje são cerca de 300). Souto registrou ainda que a Escola pretende retomar as parcerias internacionais, bem como encontra-se em estudo um curso sobre “Democracia e Desinformação” (título provisório) baseado “em experiência exitosa na Finlândia”.
Além disso, também foi tratado sobre a Escola Virtual da AGU (EVA), outro programa que vem dando certo, pois gera conteúdo permanente, que fica à disposição dos membros. “Foi uma conversa produtiva. Inclusive, a Escola também ofereceu à ANAUNI a possibilidade propor temas de cursos dirigidos à atuação profissional dos Advogados da União”, destacou o presidente.