Nesta segunda-feira (14), o Presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, esteve reunido com Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, com o Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria, Adler Anaximandro e com o Adjunto do Advogado-Geral da União Bruno Luiz Dantas. Na pauta da reunião, alguns temas relevantes para a carreira de Advogado da União, tanto no âmbito do Congresso Nacional, quanto administrativamente na AGU.
Entre os assuntos, destaque para as propostas que tramitam no Congresso, como a instalação do Grupo de Trabalho sobre aperfeiçoamento da Advocacia Pública, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (16).
O presidente da ANAUNI também solicitou informações sobre a criação de novos cargos para o gabinete do Advogado-Geral da União, cujo decreto deve ser editado esta semana. “Sobre a criação de novos cargos, ponderamos sobre a necessidade de se tomar cuidado para que não haja sobreposição de atribuições entre os novos adjuntos e os NES, já que PGU, CGU e SGCT, órgãos de direção superior da carreira de Advogado da União, precisam ter seus campos de atuação respeitados”, declarou Clóvis.
Clóvis Andrade também voltou a cobrar agilidade na realização dos concursos de promoção e de ingresso na carreira de Advogado da União. Em relação ao concurso de promoção, a cúpula da AGU informou que já está sendo processado no âmbito da SGCS e que o edital deve sair em breve.
Já sobre o concurso de ingresso, o Conselho Superior já superou a maior parte dos entraves para a realização, restando, segundo a cúpula da AGU, alguns detalhes a respeito do formato das provas a serem definidos. Feito isso, será elaborado um edital base, a ser encaminhado para a SGA, a fim de definir a instituição que que irá realizar o concurso.