(61) 3344-4386 [email protected]

Homologado em Assembleia Geral, o novo sindicato representa um marco histórico para a Advocacia da União

A instituição Sindicato Nacional dos Advogados da União (SINDIAGU), foi homologada em Brasília, nesta quinta-feira, dia 09 de novembro. A criação do sindicato foi debatida previamente e aprovada, por unanimidade, com a participação de cerca de 300 Advogados da União. Ao todo, participaram 206 por procuração e 63 presencialmente. 

O sindicato foi concebido em julho e articulado pelo presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, com a realização de reuniões junto aos colegas Advogados e Advogadas da

União. Esses encontros foram importantes para esclarecimentos e debates, que aprimoraram a proposta. Andrade avalia que a representatividade da carreira terá um ganho significativo com o sindicato.

As Advogadas e os Advogados da União promoveram um ato histórico. A criação do SINDIAGU, como nova entidade e que vai coexistir com a ANAUNI. A nossa entidade tomou a frente e foi protagonista nessa proposta de criação. Agora, serão instituições coirmãs, que atuarão juntas em defesa e em prol do engrandecimento da carreira de Advogado da União”, comentou ele.

Durante a assembleia, também foi aprovado o Estatuto Social do SINDIAGU, composto por direitos, prerrogativas e interesses econômico-profissionais dos Advogados da União, ativos, inativos, e de seus pensionistas, em âmbito nacional. Confira aqui a íntegra do estatuto. CLIQUE AQUI

Além disso, foi homologada, em eleição, a Diretoria do SINDIAGU, que será comandada pelo presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, que foi eleito presidente do sindicato. Os integrantes do Conselho Fiscal também foram escolhidos na assembleia.

O vice-presidente da ANAUNI, Tobias Morato também vai equilibrar as atividades paralelas da associação e do sindicato.  Morato foi escolhido vice-presidente do novo sindicato. Ele avalia que o SINDIAGU será um instrumento para fortalecer a categoria e a instituição, principalmente, a Advocacia Geral da União. Além disso, esperam conquistar meios de participação exclusivos dos sindicatos, por exemplo, a Mesa de Negociação Nacional Permanente, do governo federal, que é um recurso importante de oitiva das entidades sindicais na relação com o governo.

“Portanto, nós estamos muito otimistas com essa criação e acreditamos que o sindicato vai somar e fortalecer nossa categoria e o trabalho que vem sendo feito pelos nossos associados e agora também pelos filiados do SINDIAGU”, avalia Morato.

Com início das atividades, todos os associados da ANAUNI serão, automaticamente, sindicalizados e isentos de taxas. 

O SINDIAGU inicia as atividades representando apoio à carreira com o fortalecimento das relações políticas com o Poder Público, favorecendo a representação em unidade dos interesses coletivos da categoria e a atuação judicial coletiva como substituto processual, entre outras facilidades para o ingresso em ações judiciais coletivas.

Composição da Diretoria SINDIAGU

Presidente: Clóvis Andrade

Vice-Presidente: Tobias Morato Teixeira (DF)

Secretária-Geral: Quesia Maria Mendes Neiva (RJ)

Secretário-Geral Adjunto: Gustavo Vicente Daher Montes (SP)

Diretor Financeiro: Ciro Carvalho Miranda (RJ)

Diretor Financeiro Adjunto: Caio Alexandre Wolff (SC)

Diretor Administrativo: Max Casado de Melo

Diretora Administrativo Adjunta: Dalvani Luzia Propodoski Rocha Vieira Jank (SC)

Diretor Legislativo: Cil Farne Guimarães (DF)

Diretor Legislativo-Adjunto: Rafael Monteiro de Castro Nascimento (PI)

Diretor Jurídico: Fernando Mizerski (MG)

Diretor Jurídico-Adjunto (DF): Sérgio Eduardo Freire Miranda (DF)

Diretor de Comunicação, Danilo Barbosa de Sant´anna (DF)

Diretora de Comunicação-Adjunta: Priscila Gonçalves de Oliveira (DF)

Diretora Social: Katarine Keit Guimarães Fonseca Faria

Diretora Social-Adjunta: Flávia do Espírito Santo Batista (DF)

Composição Conselho Fiscal

Pedro Vasques Soares, da Procuradoria Regional da União (PRU) da 6ª Região; 

Thiago Carvalho Barreto Leite, da Controladoria-Geral da União e da Secretaria-Geral de Contencioso;

Suplentes

Luís Fernando Teixeira Canedo, da Procuradoria da União em Goiás;

Tiago Bacelar Aguiar Carvalho, da Consultoria Jurídica da União.